Com certeza você já viu esse símbolo em algum lugar, mas você já parou para observar o que esse desenho tão curioso representa?
Tudo que se quer compreender necessita de uma certa arrumação e por meio de muita contemplação, os chineses de antigamente perceberam os fenômenos da natureza de uma forma muito simples e essencial: Yin e Yang.
O Yin e Yang é comumente conhecido como forças que possuem características opostas um ao outro, como: luz e sombra, ação e reação, calor e frio, feminino e masculino, água e fogo, e por aí vai.
Ele não representa apenas suas oposições, mas qualidades inseparáveis do mesmo processo. É como jogar uma bola para cima: enquanto há impulso ela sobe – Yang. Acabado o impulso, ela cai – Yin.
Imagine esse símbolo se movimentando no sentido horário. Quando o risco preto passa a ganhar espaço e está para atingir sua expressão máxima, surge a semente branca que dá início ao movimento do branco e que também ao ganhar espaço, surge a semente preta que dá início ao movimento do preto.
Quando um atinge sua expressão máxima, se transforma no outro. Na expressão máxima do Yin surge a semente do Yang, e na expressão máxima do Yang surge a semente do Yin. Já está dentro de um a semente do seu oposto. E assim segue o ciclo, sempre em movimento.
Como uma onda no mar que começa a ganhar força devagarinho, vai crescendo, atinge seu máximo e quebra, se dissolvendo em si mesma. Ou como o sol, que vai subindo no céu até ficar a pino e volta a descer abrindo espaço para a noite.
Assim somos nós. Carregamos as qualidades Yin e Yang, em certos momentos e situações uma se manifesta mais que a outra, mas ambas estão presentes em todas as formas de vida.
Stephania Mendes.
Comentarios