O que você costuma fazer com aspectos da sua personalidade que não te agradam?
Todas nós temos sentimentos e comportamentos que não gostaríamos que existissem, mas eles estão lá, parecendo, de alguma forma, fora do nosso controle. Algumas vezes esses aspectos de nossa personalidade são tão insuportáveis para nós, que fingimos que eles não existem ou projetamos no outro algo que, na verdade, nos pertence. Sentimentos como medo, raiva, frustração, inveja, ciúmes, podem vir acompanhados de pensamentos que são considerados moralmente inadequados e que são socialmente repreendidos e muitas vezes acabamos reprimindo por medo do que o outro vai pensar ou até mesmo de acabar “desmoronando” a imagem que temos de nós mesmas. Eu tenho uma notícia para te dar: nós não somos tão boazinhas como pensamos que somos e isso é ótimo!
Você já parou para pensar o que acontece quando reprimimos uma emoção ou um pensamento? Será que ele simplesmente some, como num passe de mágica? Ou ele acaba voltando, muitas vezes em forma de algum sintoma que posteriormente pode se transformar em uma doença?
Esse lado ruim, que podemos chamar de sombra, deve ser primeiramente aceita e depois confrontada, pois quanto mais a reprimimos, mais destrutiva tanto emocionalmente, quanto fisicamente ela pode se tornar. Quando conseguimos trazer para a consciência e aceitamos que temos aspectos em nós que não são tão legais como gostaríamos, estamos dando o primeiro passo para conseguirmos melhorar e até mesmo usar essa sombra como fonte de potência e criatividade.
Psicóloga Paula Petta.
Comments