Grande divisora entre as nossas águas profundas internas e o espaço externo, a pele é a primeira barreira do nosso sistema imunológico, que reage com dois tipos de respostas, a resposta imune inata e a reposta imune adaptativa, ambas importantes para uma boa resposta imunológica do nosso corpo.
Boa parte dos nossos cuidados com este grandioso órgão, a pele, são voltados a cuidados estéticos, porém ela possui funcionalidades sensoriais e imunológicas que podem ser estimuladas a partir do toque e da prática de yoga integrativa.
A pele tem potencial ação na resposta imune inata, que é intimamente ligada a uma resposta imediata, auxiliando, assim, no combate a uma grande gama de patógenos em primeira instância (possui este nome porque o termo inata significa natural, ou seja, que nasce com a pessoa).
Nós possuímos três tipos de barreias. As barreiras mecânicas, microbiológicas e químicas. A nossa pele funciona também como uma barreira mecânica, sua superfície, a epiderme, é constituída de células mortas ricas em queratina, fortemente aderidas uma na outra, impedindo a entrada de microorganismos, e também sinaliza inflamações e infecções com os sinais clássicos de dor, eritema (vermelhidão da pele), edema e calor. A barreira química se dá com a presença de ácidos graxos no suor. Por causa do baixo pH, eles impedem a colonização de bactérias e de alguns fungos na epiderme.
Além das barreias, a pele é um grandioso meio de comunicação com o cérebro, pois além do envio, do que eu chamo nas práticas que facilito de linguagem sinestésica do corpo, as sensações da pele, os nossos sentidos, ela também comunica a entrada dos invasores, os patógenos (fungos, protozoários e vírus).
Estímulos táteis, o toque, a massagem, colaboram para uma maior eficácia da resposta imune inata, pois auxiliam tanto com os estímulos dos receptores quanto na circulação sanguínea, quando saudável o corpo ativa o trabalho das principais células que participam nessa ação “exterminadora”, os neutrófilos, os macrófagos e as células NK (natural killer). Esse grupo celular, espalhado por todo o nosso corpo, combate grande parte dos patógenos que ultrapassam as barreiras do corpo.
A prática de Yoga Integrativa, inspirada no Hatha Yoga e na filosofia dos 5 koshas (5 corpos/ dimensões do ser: Físico, Energético, Psicoemocional, Sabedoria e Bem-aventurança), facilita espaços sobre a pele, prolonga músculos e tendões, além da força (estimulada na permanecia dos asanas), e a redução de hormônios relacionados ao estresse (como o cortisol que tem ação imunodepressora, deixa o organismo mais vulnerável a infecções, quando em excesso), associada a esfoliações na pele e massagem auxilia nos estímulos sobre a pele como um reforço sensorial/ físico para o sistema imunológico.
Nesta semana eu vou trabalhar com os estímulos imunológicos sobre a pele nas práticas da turma online de yoga integrativa (Segunda e quarta, às 18h e às 20h, e terça e quinta às 7h. Vem praticar comigo, agende um horário) e no instagram com posts sobre esfoliação e automassagem. Em breve posto series curtas e mais conteúdos sobre yoga integrativa, pele e sistema imunológico, acompanhe nossa news e redes.
Namastê, Profa Thaís Bertoti.
Yogaterapeuta, Profa de yoga integrativa e meditação.
Fontes:
Respostas do sistema imune e as barreias mecânicas, microbiológicos e químicas. - Portal PUC Minas Gerais – Explorando o Sistema Imunológico, Camila Lopes e Fernando Amaral.
Atlas ilustrado de anatomia, Editora Girassol.
Commentaires